SEJAM BEM VINDOS!!!

Este blog tem por objetivo auxiliar professores de educação infantil.
Compartilharemos atividades, projetos, reportagens sobre educação, artesanatos, dicas de decoração para sala de aula e muito mais...
Estou muito feliz com a criação deste blog, é a realização de um sonho.
Conto com a participação de vocês com sugestões, pedidos e críticas.
Aproveitem!!!
Professora Dany.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Volta às aulas – Algumas dicas!

*Receber pais e alunos de maneira alegre e eficaz;

*Tornar a escola um lugar atrativo para a criança, para que ela se sinta segura ao conhecer os professores e colegas;

*Apresentar à criança uma escola organizada, alegre e eficiente, onde existem regras e combinados, onde os professores ensinam, mas também aprendem de forma harmoniosa e prazerosa;

*O primeiro dia de aula deve ser o mais alegre possível. Ao receber sua “turma”, apresente-se e, depois, apresente cada um dos alunos aos colegas com bastante entusiasmo;

*A sala de aula deve estar decorada para recebê-los, com os cartazes afixados para serem usados durante o ano: “Chamadinha”- “Ajudantes do dia”- “Calendário”- “Aniversariantes do mês”-, etc.

*Mostre todos os cartazes às crianças e explique como serão usados no dia-a-dia. Em seguida, faça uma rodinha para, numa conversa informal, deixar que fale sobre eles: do que gostam de brincar, o que fazem quando estão em casa, etc.

*Depois, converse com a turma sobre a oportunidade que terá na escola para descobrir e aprender coisas novas, jogos, brincadeiras, fazer novas amizades, etc.

Bom, espero ter ajudado vocês! J

Educação Infantil / Características e Singularidades


A Educação Infantil, traz uma nova roupagem, privilegiando a construção do caráter, a formação pessoal, a capacidade de enfrentamento das mais diversas situações, o respeito às diferenças, enfim a formação global da criança para que ela se prepare par ser um adulto consciente dos seus direitos e deveres. 

A criança, quando chega à escola, deseja ser amada, acolhida, aceita e ouvida. Quando ela se satisfaz em todas as suas expectativas ou na maioria delas, desperta para uma vida de curiosidade e de aprendizado. Cabe ao professor organizar esse espaço de busca e interesse das crianças.

Para isso, é necessário ter sensibilidade e percepção acerca do mundo infantil e suas singularidades. É fundamental observar que a criança passa por fases de desenvolvimento, e que cada uma delas é importantíssima para a sua formação geral.

A infância é uma etapa muito importante para o indivíduo porque é a fase em que ele passa por uma adaptação progressiva ao meio físico, cujo objetivo é o equilíbrio entre o “eu” e o “outro”. Segundo Piaget (1985), “educar é adaptar o indivíduo ao meio social ambiente”. Cabe à Educação Infantil, então, propiciar essa inter-relação da criança com o mundo, de maneira lúdica e prazerosa, de forma a possibilitar que esse equilíbrio seja desenvolvido por ela e cujas conquistas refletirão por toda sua vida.

Brincar é uma atividade universal, encontrada nos vários grupos humanos, em diferentes períodos históricos e estágios de desenvolvimento econômico. É claro que as brincadeiras variam de uma época para outra e de uma cultura para outra. Há algumas brincadeiras que extrapolam os limites históricos, se perpetuando por muitas gerações, assim como os geográficos, sendo reconhecidas em diversas localizações.

A brincadeira tem uma força cultural muito grande, porque, por meio da brincadeira, a criança vai conhecer, aprender e se constituir como ser pertencente a um grupo. Dessa forma, podemos dizer que a brincadeira e o jogo são meios para a construção da identidade cultural da criança.

(Texto Fragmentado - Material Didático "Educação Infantil / Características e Singularidades)